santa maria segura 24 horas

Lançada plataforma que vai transmitir imagens de câmeras privadas à polícia

Camila Gonçalves

Foto: Reprodução (Santa Maria Segura 24 Horas)

Foi lançado, na manhã desta terça-feira, o projeto Santa Maria Segura 24 Horas, plataforma digital que permite o acesso a imagens de câmeras de monitoramento privadas pela comunidade e pelos órgãos policiais. A ferramenta foi adquirida pela Câmara do Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria e já conta com 12 câmeras instaladas e outros 20 pontos na fila para implantação. O ato de lançamento ocorreu na sede da CDL e contou com a presença de representantes da Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Federal, entre outras entidades. O propósito do projeto é auxiliar as forças de segurança em ações de prevenção ou investigação de crimes. 

Secretaria de Saúde de São Pedro do Sul é arrombada

O sistema foi apresentado por Márcio Saraiva, técnico da empresa contratada para fornecer a tecnologia. O trabalho foi feito nos mesmos moldes para um grupo de lojistas em São Gabriel, onde a rede já tem mais de 100 câmeras. Saraiva explicou que qualquer pessoa com acesso à internet e câmeras instaladas na fachada pode aderir ao projeto. A empresa só precisa acessar o protocolo de comunicação da câmera e direcionar as imagens para a plataforma. O conteúdo fica armazenado em nuvem por até sete dias. A partir dessa interface, os associados da iniciativa poderão acessar um mosaico de imagens dos locais onde estão as câmeras ou de um ponto específico. Interessados em participar só precisam procurar o CDL. A mensalidade custa R$ 60,00. 

Cobrador é agredido durante assalto a ônibus em Santa Maria

A presidente da CDL, Marli Rigo, destacou que a plataforma não terá custo para as instituições de segurança. Além disso, a CDL vai bancar a melhoria da rede de internet e doar dois monitores à Brigada Militar para permitir o recebimento das imagens. Marli destacou ainda que o investimento da comunidade é ilimitado.

- Um condomínio, por exemplo, pode aderir ao sistema, estar sob proteção dos órgãos de segurança vinte e quatro horas por dia e o custo por moradores será muito pequeno - disse.

O capitão Rodrigo Fontoura de Oliveira, Chefe de Logística e Patrimônio do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Brigada Militar, destacou a vantagem de permitir a cobertura de imagens até mesmo dos bairros. O capitão, que também é comandante do 2º Esquadrão de Santa Maria, com sede no bairro Tancredo Neves, na Região Oeste, lembrou que, no sistema proposto, é interessante que cada esquadrão tenha à disposição câmeras das suas áreas de abrangência.  

Militar fica ferido após acidente em Santiago

As câmeras também vão auxiliar investigações da Polícia Federal (PF). Segundo o chefe do núcleo de operações da delegacia da PF em Santa Maria, Paulo Roberto Nunes, as imagens, que hoje são adquiridas mediante ofício à Guarda Municipal, poderão melhorar a qualidade das provas das investigações.

SANTA MARIA SEGURA 24 HORAS

  • O que é - Plataforma na web que recebe imagens de câmeras privadas de segurança. As imagens ficarão à disposição dos órgãos de segurança para prevenção e investigação de crimes
  • Como funciona - Usuário ganha acesso a um aplicativo que permite monitorar sua câmera de qualquer lugar por smartphone ou outro dispositivo eletrônico com acesso à internet
  • Como está hoje - Plataforma já conta oficialmente com 32 câmeras em Santa Maria
  • Executor - CDL
  • Quem pode participar - Comércio, condomínios ou cidadãos que já tenham ou queiram implantar câmeras com transmissão de imagens externas
  • Quanto - R$ 60 mensais
  • Mais informações - (55) 3220-6633

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Região ganha reforço de 42 policiais militares temporários Anterior

Região ganha reforço de 42 policiais militares temporários

Secretaria de Saúde de São Pedro do Sul é arrombada Próximo

Secretaria de Saúde de São Pedro do Sul é arrombada

Polícia/Segurança